Deni Zolin

Enfim, a estrada de Pains recebe o tão esperado asfalto

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Enfim, depois de oito anos de espera, o asfalto começou a ser colocado no trecho de 900 metros que faltava do acesso secundário à UFSM pela Estrada Municipal Silvio Schirmer, conhecida como estrada de Pains. Na sexta, operários da empresa Della Pasqua colocavam uma capa asfáltica em parte desse trecho, entre a curva do Residencial Novo Horizonte e logo após o acesso ao condomínio Cidade Universitária. Nos próximos dias, as equipes vão seguir colocando a base de pedra e brita no trecho de cerca de 300 metros que faltam até a rua asfaltada nos fundos da UFSM. Provavelmente, antes do Natal, o asfalto será concluído nesse local, completando o asfaltamento do 1,8 km entre a Faixa Nova de Camobi (RSC-287) e os fundos da universidade. Depois, faltará apenas a concluir o meio-fio ao longo da via. As obras, com verbas da prefeitura e do Finisa, vão custar R$ 400 mil.

Essa obra é muito importante porque permitirá que muita gente vá até o campus por esse acesso secundário, reduzindo os congestionamentos na Faixa Nova de Camobi, entre o trevo de Dalla Fávera (de acesso à estrada de Pains) e o trevo da entrada principal da UFSM. Esse caminho alternativo pela estrada de Pains já era usado por muitos motoristas, mas como havia trecho muito esburacado e com brita e barro, nem todo mundo se arriscava a passar por ali.

Indústrias locais enfrentam falta de matérias-primas e alta de até 60% nos preços de insumos

A primeira ideia de asfaltar a estrada ocorreu em 2011, depois que muitos candidatos perderam as provas do vestibular devido à tranqueira no acesso à universidade. Foi então que a prefeitura, ainda na gestão Schirmer, fez as primeiras melhorias no trecho, com um asfalto provisório na estrada de Pains para permitir que parte dos vestibulandos fossem por ali. Depois, em 2016, veio a promessa de asfaltamento, quando foi firmada uma parceria entre a prefeitura, a UFSM e a Urbanes Empreendimentos - a universidade e a empresa haviam cumprido com suas partes do acordo, já a prefeitura acabou não repassando todo o asfalto, e só um trecho foi pavimentado em 2016, restando outra parte só com brita. Em 2017, quando assumiu, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) afirmou à coluna que a obra era prioridade da sua gestão e que seria concluída nos primeiros meses de seu governo. Mas só está saindo do papel no final do primeiro mandato.

Quem bom que um problema tão antigo está, enfim, sendo resolvido. Mas é de lamentar que tenha demorado tanto para sair do papel.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Diário de 11/12/2011 mostra primeira vez que estrada de Pains ganhou melhorias. Foi após candidatos perderam prova do vestibular por causa do grande congestionamento na Faixa Nova



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Surge uma alternativa para duplicar a Faixa Nova de Camobi por etapas Anterior

Surge uma alternativa para duplicar a Faixa Nova de Camobi por etapas

Centro de Referência da Covid-19 terá reforço na estrutura Próximo

Centro de Referência da Covid-19 terá reforço na estrutura

Deni Zolin